Proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem a minha autorização.

Já que algumas pessoas me pediram, estou criando esse tutorial para ensinar como usar os services firmwares (também chamados de cure firmwares).

Antes de mais nada, deve-se saber qual é exatamente o HWID (identificação de hardware) do GPS onde vai-se aplicar a cura. Isso é de extrema importância, uma vez que se colocarmos firmware errado podemos matar o GPS de vez.

O meio mais comum de se saber o HWID de um nüvi é ir até a pasta Garmin e abrir o arquivo GarminDevice.xml com o Internet Explorer ou Mozilla.
Você verá uma linha com a seguinte informação:

< PartNumber >006-B0827-00< /PartNumber >

A parte em amarelo é o HWID.

Só que se o PC não reconhece mais o GPS, como chegar até esse arquivo? Não tem jeito. A não ser que se tenha um backup feito anteriormente.
Então o que se pode fazer é usar um programa chamado G7ToWin que consegue “conversar” com o aparelho em modo Pre-Boot e consegue pegar o HWID do mesmo.

Para usar esse programa faça o seguinte:

1 – Baixe esse programa: AQUI

2 – Descompacte o programa numa pasta e execute o mesmo.

3 – Vá nas configurações do programa e selecione USB.

Configurando o g7towin

4 – Colocando o GPS em modo PRE BOOT.

Aqui pode variar um pouco o modo de fazer, então vou explicar o mais comum. (não são todos que entram em pre boot desta forma)

Coloque e mantenha um dedo no canto superior esquerdo da tela do GPS e ligue o mesmo. (sem tirar o dedo da tela mesmo depois de ligar)
Onde se deve colocar o dedo

5 – Conecte o cabo USB no computador.

6 – Selecione o menu ‘GPS -> Get GPS ID

Pegando o HWID do GPS

7 – Anote as informações que o programa vai mostrar.

Depois de obter-se esta informação, devemos baixar (ou criar, vide outro post deste blog de como se faz) o arquivo de cura.

Depois de ter o arquivo em mãos, devemos descompactar o mesmo para alguma pasta qualquer. Normalmente teremos 3 arquivos ou 2 pastas diferentes. Isso é porque normalmente dentro do arquivo tem o firmware de cura propriamente dito (em formato RGN), o firmware original e o programa Updater.exe que é o programa usado para se colocar o firmware no GPS.

Para se usar o programa updater.exe, devemos arrastar o arquivo cure RGN (pelo nome da pasta ou do arquivo podemos identificar qual é o cure e qual o original) pra cima do ícone do updater e soltar. isto faz com que o updater seja aberto. Em seguida já devemos selecionar a opção USB na lista de devices. Faça tudo isso com o GPS ainda desconectado do PC.

Uma vez que já esteja aberto o updater e selecionada a opção USB, iremos então colocar o GPS no modo PRE BOOT para que o computador consiga reconhece-lo para colocar o firmware. (o procedimento é o mesmo descrito acima)

Depois que seu GPS aparecer na lista devemos dar OK no programa e esperar o mesmo “queimar” o firmware no GPS.  Logo depois que ele inicia o processo de update aparece na tela escrito LOADER. Apenas neste momento é que pode-se tirar o dedo da tela. E jamais desconecte o GPS do PC enquanto ele faz esse processo. Se fizer isso pode também matar o GPS de uma vez.

Se aparecer uma janela (em inglês) dizendo que é a mesma versão de software, se quer mesmo atualizar, clique em Sim.

Depois disso ele vai iniciar o update com a firmware:

ATENÇÃO: Não desligar o GPS do PC nem o pc ou o gps, nem interromper este processo pois poderará corromper a memória do GPS.

Após rodar o processo todo clique em OK:

Depois de concluir o processo, ele deve reiniciar sozinho e em seguida já deve aparecer como um drive USB no seu computador, permitindo assim o acesso a memória interna dele.

Uma vez que se tenha o acesso a memória, devemos apagar o arquivo GUPDATE.GCD e os mapas ou arquivos colocados que causaram o travamento do mesmo. (geralmente é o mapa suplementar que a gente coloca e este chama-se gmapsupp.img)

Depois de deletar os arquivos que causaram o problema é a hora de voltar o firmware principal, pois o cure não funciona para uso normal.

Pra fazer isso, devemos entrar no modo de diagnóstico do GPS para o programa updater conseguir enxergá-lo ou então repetir o processo acima descrito, mas com o firmware original. Mas como entrar no modo de diagnóstico?

É simples. Coloque e mantenha o dedo no ícone da bateria (que aparece naquela tela inicial dele) até ele entrar nesse modo. A tela muda e pode-se ver várias informações técnicas.

Neste ponto é só conectar o GPS no PC que ele aparece na lista de devices do programa updater. Após isso, é só dar o OK e aguardar.

Uma vez que ele tenha recolocado o firmware original, o gps estará pronto para uso.

Aconselho a atualizar o mesmo usando-se o programa WebUpdater da Garmin. (é o modo mais seguro de fazer atualizações)

About these ads