Neste post vou ensinar como se faz georeferenciamento (colocar informações geográficas) em fotos. Utilizaremos ferramentas Open Source, e multiplataforma, o que significa que pode ser usado o Windows, Mac ou Linux ou outros sistemas. Neste tutorial eu explico usando-se um GPS, porém pode-se com o mesmo programa inserir coordenadas manualmente. É só preencher os campos desejados (Latitude/Longitude/Altitude e etc) e mandar salvar as novas coordenadas.

Quero ressaltar que este tutorial é o básico do básico do básico.

Se derem uma fuçada no programa Geotag (o que fortemente recomendo), verão que ele é bastante poderoso, tem integração com mapas, com o Google Earth, converte arquivos de vários tipos de GPS para o formato GPX (através do programa GPSBabel), procura por nomes de locais conforme as coordenadas associadas com cada foto, permite a inserção manual de coordenadas e etc. É um programa poderoso, porém bastante intuitivo e fácil de ser usado.

Ferramentas utilizadas:

GPS Garmin ou algum outro que grave tracklogs em formato GPX (para este tutorial, mas o programa aceita outros também). Pode-se usar até um iPhone com algum software que grave trajetos.

Máquina fotográfica, obviamente.

Softwares Geotag e Exiftool (que é utilizado pelo Geotag)

A primeira coisa a fazer é colocar o gps para gravar o tracklog do percurso percorrido.

Na maioria dos GPSs Garmin nüvi existe uma função oculta que serve para ativar a gravação de tracklog (e o melhor, de 1 em 1 segundo). Para ativá-la, leia ESTE post.

Uma vez que esteja gravando, é só pegar a máquina e sair fotografando.

Depois de terminar de fotografar, pode-se desligar o gps, uma vez que ele já gravou todo o percurso percorrido.

Agora sim é que entra o georeferenciamento. Vamos lá:

1 – Crie uma pasta para os softwares. Pode ser qualquer nome, não importa. Apenas crie a pasta num local que se saiba depois onde foi criada.

2 – Baixe o programa Geotag

3 – Baixe também o programa Exiftool (que é usado pelo Geotag na hora de gravar as informações nas fotos)

4 – Descompacte a Ferramenta exiftool. Se for versão para windows é só um arquivo, de nome exiftool(-k).exe que deve ser renomeado para exiftool.exe após ser descompactado. Se for versão Mac ou Linux, a ferramenta deve ser instalada.

5 – Agora vamos abrir o Geotag. Por ser um programa feito em java, difere um pouco o modo de abri-lo. No windows eu acredito que é só dar um duplo clique nele que ele deve abrir. Caso não abra, pode-se consultar a página: http://geotag.sourceforge.net/?q=node/12  para ver como proceder. Aqui no Linux eu uso o comando java -Xmx256M -jar geotag-0.xyz.jar

Geotag

Geotag

6 – Uma vez aberto, como é a primeira vez, vamos configurar para mostrar ao programa onde está a ferramenta Exiftool, que será usada pelo programa. Vamos no Menu Arquivo/Opções. E na janela que se abrir, vamos em Programas externos/Exiftool/Caminho do Exiftool. Nesta opção, aponte para a pasta onde foi descompactado o exiftool. Feito isso, é só dar um OK.

Opções

Opções

7 – Vamos agora carregar as fotos no programa. Para abrir, é só arrastar as fotos pra cima do programa ou então ir no Menu Arquivo/Adicionar imagem

8 – Teremos então as imagens abertas no programa, como abaixo:

Fotos carregadas no programa

9 – Vamos agora carregar o arquivo GPX, que foi gravado pelo GPS. Para isso, vamos no Menu Arquivo/Carregar trilhas do arquivo… Na janela que abrir, aponte para o seu arquivo GPX e mande abrir. Aparentemente, nada acontece, mas se repararmos na linha de status do programa (a linha lá no rodapé) veremos que ele da um aviso xxxxx Localizações carregadas.

10 – Pronto, agora vem a parte mais bacana. Vamos fazer o programa associar automaticamente as coordenadas percorridas com as fotos carregadas. Para fazer isso, é bem simples. Dê um duplo clique com o botão direito do mouse em alguma das fotos, vá no menu que abrir e escolha a opção Encontrar Localizações -> para todas as imagens

Opção para associar coordenadas em todas as fotos.

11 – Após o passo anterior, veremos as colunas Latitude, Longitude e Altitude preenchidas com informações de cada localização referente a foto. Agora é só ir no Menu Arquivo/Salvar novas coordenadas -> Todas as imagens e está feito. Podemos sair do programa que nossas fotos já tem as informações geográficas de onde foram tiradas!